O San Jose Sharks contratou Mike Grier como gerente geral na terça-feira (5), fazendo dele o primeiro negro a exercer a função na história da NHL. Grier teve uma carreira de 14 anos como jogador de ataque, incluindo uma passagem de três anos com os Sharks. Depois de se aposentar, Grier trabalhou como olheiro do Chicago Blackhawks, assistente técnico do New Jersey Devils e, mais recentemente, consultor de operações de hóquei no New York Rangers.
Ele substitui o gerente geral interino Joe Will, que substituiu o veterano de 19 anos Doug Wilson. Wilson renunciou temporariamente por razões médicas antes de deixar o cargo para sempre.
Grier falou sobre o significado de sua realização em sua entrevista à imprensa.
“É algo de que estou extremamente orgulhoso”, disse Grier. “Desde meus dias de jogador, a própria liga se tornou cada vez mais diversificada. Há mais jogadores negros na liga e minorias na liga. Há mais mulheres e minorias na liderança, olheiros e posições de treinadores”.
“Do meu ponto de vista, isso é algo que estou feliz e animado em ver. Para mim, meu trabalho é fazer o melhor possível para a organização San Jose Sharks, e se eu fizer isso, espero que abra a porta para dar outras oportunidades a outras minorias”.
Os Sharks perderam os Playoffs três temporadas seguidas e recentemente demitiram o técnico Bob Boughner. Antes da atual seca, San Jose só havia perdido a pós-temporada duas vezes desde 1997.
Embora Grier saiba que há muito trabalho pela frente para trazer os Sharks de volta à disputa na Conferência Oeste, ele não prevê uma reconstrução em grande escala.
“Não pretendemos acabar com isso como o Arizona ou algumas equipes fizeram no passado”, disse ele. “Sim, há alguns desafios com o teto salarial, mas acho que a maioria da liga está lidando com o teto fixo e eles têm seus problemas. Para nós, não estamos procurando reconstruir”.
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.