O atacante Paul Byron, do Montreal Canadiens, pescava com o cunhado Neal Leblond, o sogro Jean Leblond e um amigo da família no lago Les Sables, em Quebec, no Canadá, na manhã de sábado (23), quando um hidroavião caiu a poucos metros de onde eles estavam pescando. O jogador dos Habs, que curte as férias, ajudou a resgatar o piloto da aeronave aquática.
De acordo com o depoimento de Neal LeBlond, o hidroavião teria virado violentamente em direção ao lago no momento do acidente. Isso fez com que o avião afundasse para trás na água. Ainda segundo Leblond, Serge Labelle, que estava pilotando uma moto aquática no lago ao mesmo tempo, foi o primeiro a resgatar o piloto, que estava consciente e respirando, antes que Byron e Leblond rapidamente se juntassem à operação de resgate.
“Paul pulou na água antes de mim. Havia metal por toda parte, gasolina, o motor estava quente. Paul assumiu o comando do homem. Arriscamos nossas vidas entrando na água”, disse Neal Leblond.
O cunhado de Paul Byron disse que “o verdadeiro herói” dessa operação de resgate foi Serge Labelle, que frequenta o local, e que conseguiu soltar o cinto de segurança do piloto ferido antes de tirá-lo da cabine. O grupo levou o piloto até a costa, onde as autoridades foram acionadas para prestar socorro.
Paul Byron participait à une partie de pêche avec son beau-frère Neal Leblond, son beau-père Jean Leblond et un ami de la famille, Jonathan Legault, quand l’hydravion piloté par un homme s’est écrasé à quelques mètres d’eux. 😱https://t.co/9GCOWFUJzjpic.twitter.com/HuxUrn4aIa
Paul Byron, por sua vez, em sua conta no Twitter, confirmou a versão dos fatos, mas preferiu não comentar os acontecimentos por respeito ao piloto ferido e sua família. No entanto, o atacante destacou que Labelle quem foi o responsável por salvar a vida do piloto.
“Quero que todos saibam que foi Serge Labelle quem resgatou o piloto e deve ser reconhecido por suas ações heróicas”, disse Byron.“Meu sogro, cunhado, meu amigo e eu ajudamos no resgate. Assim como muitos outros incríveis em terra. Serge é um herói!”
Paul Byron é um veterano de 12 temporadas na NHL. Escolha de sexta rodada do Draft da NHL em 2007 pelo Buffalo Sabres, Byron estreou na liga pela equipe de Buffalo na temporada 2010-2011. Depois atuou pelo Calgary Flames em quatro temporadas entre 2011 e 2015, antes de chegar ao Montreal Canadiens, clube em que chegou em 2015 e disputou as últimas sete temporadas. No total, Paul Byron atuou em 521 jogos de temporada regular da NHL, com 98 gols marcados e 110 assistências, num total de 208 pontos.
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.