Alex Ovechkin não estava jogando apenas para seus companheiros do Washington Capitals na terça-feira (29 de outubro), contra o Toronto Maple Leafs, em Toronto, mas também para seu jovem amigo Alex Luey, de 15 anos. Ovechkin conheceu Luey, um jogador de hóquei juvenil do Niagara Falls Flyers, em 2017, um ano depois que Luey, então com 13 anos, foi diagnosticado com osteossarcoma, uma forma de câncer ósseo que causou amputação da perna direita. Ele havia sido declarado livre de câncer na época, mas depois, a doença voltou.
“Ele é o nosso amuleto da sorte; ele sempre traz sorte a este ginásio”, disse Ovechkin, depois de marcar o gol do jogo na vitória do Washington Capitals por 4 a 3 sobre o Toronto Maple Leafs. “Não importa como jogamos, seja bom ou ruim, sempre parece que vamos levar um ou dois pontos”.
Ovechkin, que tinha quatro pontos (dois gols e duas assistências) na terça-feira, se encontrou com Luey antes do jogo e o convidou para o vestiário após a partida, onde foi presenteado com o capacete de “Player of the Game” (Jogador da Partida), de Washington.
“Obviamente, é um momento emocional para mim e para toda a organização”, disse Ovechkin. “Vamos jogar por ele e dar apoio emocional a ele e sua família”.
Alexander Ovechkin marcou duas vezes na vitória de 4 a 3 sobre o Toronto Maple Leafs, inclusive o gol decisivo, marcado na prorrogação (veja no vídeo abaixo), no seu melhor estilo, de primeira. Ovechkin disse que Luey sabe que sempre faz o possível para jogar bem na presença do garoto.
“Ele (Luey) sabe que, se eu marcar aqui (em Toronto), é para ele”, disse Ovechkin. “Ver como ele sorri, como aproveita esse momento, especialmente nesses momentos difíceis para ele e sua família, é um grande momento. Vamos orar por ele e torcer para que tudo corra bem”.
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
Trilha (canadense) para a leitura: Simple Plan – Save You
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.