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Goleiro do Vancouver usa máscara desenhada por criança autista; objeto será leiloado por caridade
- Por Diogo Finelli
- Atualizado: 12 de abril de 2018
O goleiro sueco Jacob Markstrom não deixou o Dia Mundial da Consciência do Autismo (2 de abril) passar batido. No dia seguinte, ele e o Vancouver Canucks estiveram no gelo para um jogo contra o Vegas Golden Knights, na Rogers Arena, em Vancouver, no Canadá. Markstrom usou uma máscara especial para aquela partida.
When the #Canucks honour #WorldAutismAwarenessDay tonight @RogersArena, @j_markstrom will be in this 👌 @canucksautism mask! pic.twitter.com/5TrG8BakSn
— Vancouver Canucks (@Canucks) 3 de abril de 2018
A nova máscara (veja no vídeo abaixo) do sueco foi desenhada por Abby O’Connor, de 16 anos, integrante do projeto do clube destinado aos autistas, através de um concurso, para uma campanha de conscientização, e foi pintada pelo renomado arista e especialista em máscaras da NHL, David Gunnarsson. Após 4 a 4 no tempo normal e na prorrogação, o Vancouver Canucks perder o ponto extra para o Vegas Gonden Knights nos pênaltis. Mas o resultado pouco importou.
A máscara usada por Jacob Markstrom, que desde dezembro de 2016 é o embaixador do Programa de Austismo dos Canucks (Canucks Autism Network) (veja no vídeo abaixo), será leiloada para beneficiar os programas destinados ao autismo feitos pelo Canucks Autism Network.
“Recebemos ideias de muitas pessoas, mas essa se destacou. Nós demos licença criativa para os artistas que participaram do concurso, mas queríamos que eles incorporassem algumas ideias do Canucks Autism Network, como peças de quebra-cabeça, algo que realmente refletisse o autismo na máscara”, disse Noah Morantz, vice-presidente de desenvolvimento e relações externas da Canucks Autism Network.
A máscara fez parte de uma celebração maior dos Canucks na terça-feira (3). A Rogers Arena se tornou a primeira arena da NHL a propagar consciência de autismo no Canadá, com serviços e recursos para incluir e apoiar os torcedores autistas que vão a jogos, shows e outros eventos (veja abaixo um vídeo com uma entrevista com Aquilini, um dos co-proprietários do clube e criador do programa direcionado ao autismo).
A ação incluiu kits sensoriais com fones de ouvido de bloqueio de ruído, um brinquedo sensorial, uma pulseira de identificação e um livro de histórias visuais, treinamento especial para a equipe de eventos da Rogers Arena e uma sala silenciosa para fãs com sensibilidade sensorial.
Featuring noise-cancelling headphones, activity storybook, squishy puck fidget toy, map, timeline and ID bracelet, fans with autism can get their Accessibility Toolkit from any @RogersArena Guest Services desk (Sec 114 & 310)! #Canucks #AutismAwareness pic.twitter.com/IKxSmongeu
— Canucks Autism (@canucksautism) 4 de abril de 2018
A máscara de Markstrom, os esforços da Canucks Austism Network e a celebração da equipe pelo Dia Mundial da Consciência do Autismo foram significativos para o técnico dos Canucks, Travis Green, cujo filho Brody tem autismo.
“Obviamente, a organização (Canucks Autism Network) é querida em meu coração. Ter um filho com autismo, eu sei o preço que pode levar para uma família, e é especial. Então, aquela noite obviamente significou muito para mim também”, disse Green.
Sobre o Canucks Autism Network (CAN) e o autismo
Fundada em 2008 pelos co-proprietários do Vancouver Canucks, Paolo e Clara Aquilini, a Canucks Autism Network (CAN) (clique aqui para visitar o site) oferece programas esportivos e recreativos durante todo o ano a indivíduos e famílias que vivem com autismo, aumentando a conscientização e oferecendo treinamento em comunidades de British Columbia, no Canadá (veja abaixo um vídeo feito pelo CAN direcionado para as crianças com autismo, um guia para que elas possam ir aos jogos). No ano passado, a CAN entregou 491 programas em todo o BC. O CAN atualmente apóia mais de 3.900 indivíduos e famílias que vivem com autismo e conta com mais de 600 voluntários dedicados e mais de 280 funcionários treinados anualmente para oferecer seus programas de esportes e recreação em toda a província.
O autismo é diagnosticado com base em dificuldades com comunicação social e comportamento, embora haja uma variabilidade significativa entre os indivíduos que compartilham o diagnóstico de autismo. Estima-se que 1 em 68 crianças tenha autismo com mais de 11.000 jovens que vivem com autismo apenas em British Columbia. É 5 vezes mais comum em meninos que em meninas.
O slogan da campanha usada pelo Vancouver Canucks para tratar da importância da inclusão das pessoas com autismo é “I CAN…” (Eu posso…).
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
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Sobre Diogo Finelli
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.
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