Mario Lemieux está comprometido com a generosidade. E espera que seus fãs estejam com ele. O ídolo e dono do Pittsburgh Penguins e sua esposa Nathalie vão igualar as doações para a Fundação Mario Lemieux durante o período de férias até US$ 500.000. O anúncio foi feito nesta terça-feira (24), quando foi detalhado as organizações que vão se beneficiar com as doações, com o intuito de contribuir para causas médicas diversas.
Entre elas estão o Centro Mario Lemieux para câncer no sangue e o Centro de Imunoterapia Mario Lemieux no UPMC Hillman Cancer Center, o Centro de Linfoma Mario Lemieux para Crianças e Jovens no Hospital Infantil UPMC, o Fundo de Inovação e Pesquisa Mario Lemieux no Instituto Cardiovascular da Allegheny Health Network e os Playrooms de Austin, que são instalações para as crianças passarem o tempo enquanto suas famílias enfrentam problemas médicos.
This year, our holiday donation goals will be assisted by MARIO LEMIEUX! All of your holiday contributions to the Lemieux Foundation will be personally matched, dollar for dollar, by Mario & Nathalie Lemieux! Make your #MarioMatch donation by 12/31 here: https://t.co/LgDr00YoElpic.twitter.com/AWdbMRWEAg
“Eu criei a Fundação Mario Lemieux para dar esperança àqueles que precisam de força extra em seus momentos mais sombrios”, disse Mario Lemieux em um comunicado. “Nos dias de COVID-19, Nathalie e eu reconhecemos a responsabilidade de fazer nossa parte, e é por isso que igualaremos as doações para a Fundação Lemieux durante esta temporada de férias”.
Nos 27 anos desde que os Lemieux começaram a fundação após a batalha de Mario contra a doença de Hodgkin – um tipo de câncer que se origina no sistema linfático -, a organização doou mais de US$ 31 milhões para a pesquisa do câncer e atendimento ao paciente.
Mario Lemieux atuou pelo Pittsburgh Penguins entre as temporadas 1984-85 e 2005-06, tendo um hiato entre 1998 e 1999, quando encerrou a carreira, mas depois voltou a atuar. No total, Lemieux disputou 915 jogos de temporada regular, com 690 gols marcados e 1033 assistências (1723 pontos), conquistando duas vezes a Stanley Cup com os Pens, em 1991 e 1992.
Em 1999. Mario Lemieux tornou-se proprietário do Pittsburgh Penguins, que levantou mais três troféus da Stanley Cup depois disso, em 2009, 2016 e 2017.
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.