Katie Guay fez história no hóquei no sábado (16). Ela tornou-se a primeira mulher a apitar um jogo da American Hockey League (AHL), liga profissional de hóquei no gelo que é a principal liga de desenvolvimento da NHL, quando entrou no gelo e soltou o puck (disco) para o duelo entre o Wilkes-Barre-Scranton Penguins e o Lehigh Valley Phantoms.
“É uma noite muito histórica em torno da American Hockey League e não acho que veremos uma história melhor durante todo o fim de semana”, disse Jeff Marek, da Sportsnet, durante o Hockey Night in Canada, principal faixa dedicada ao esporte mais popular do Canadá, destacando a importância do feito.
Guay, de 39 anos, é de Westfield, Massachusetts, e jogou por quatro anos na Brown University antes de se tornar árbitra em 2006. No hóquei feminino, Guay apitou o Frozen Four e as Olimpíadas de 2018, em Pyeongchang, na Coreia do Sul. No hóquei masculino, ela trabalhou em jogos na NCAA Division I, na Southern Professional Hockey League (em 2014), e em um torneio da NHL.
“Esta noite foi realmente especial. As Olimpíadas sempre foram meu principal objetivo (ela trabalhou em 2018). Foram oito anos desde que apitei profissionalmente pela primeira vez, depois de ter trabalhado em vários torneios juvenis, e estar no nível profissional é realmente especial. Espero encorajar outras árbitras mais jovens, para que também se tornem profissionais, pois será ótimo para a sequência do hóquei. É uma noite que nunca vou esquecer”, disse Katie.
A AHL tem 10 mulheres arbitrando – sete árbitras e três assistentes- nesta temporada. A maioria dos profissionais de arbitragem da NHL, é claro, são formados pela AHL.
E parece que o momento é certo para trazer mais árbitros da AHL, já que os árbitros da NHL Brad Meyer, Dean Morton e Marc Joannette, e o juiz de linha Vaughn Rody anunciaram que vão encerrar suas carreiras ao final desta temporada.
(*) colaborou Juliana Ribeiro
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.