- Do banco, defensor do Vegas Golden Knights vê filhos gêmeos jogarem hóquei durante o intervalo de jogo
- Vancouver Canucks faz referências a Taylor Swift enquanto a ‘Eras Tour’ terminava na cidade canadense
- NY Islanders presta momento de condolência a jovem jogador que morreu durante jogo beneficente
- Lembrança e caridade: goleiro do Calgary Flames leva imagem de jogador morto em trágico acidente
Narrador e dupla de comentaristas da NBC falam de experiências com câncer e como superaram a doença
- Por Diogo Finelli
- Atualizado: 23 de novembro de 2018
Era 21 de março e o Boston Bruins enfrentava o St. Louis Blues no Scottrade Center. Mas o jogo ficou em segundo plano para o narrador Mike ‘Doc’ Emrick, da faixa de hóquei do canal NBC. Naquela noite, os parceiros de transmissão e amigos Eddie Olczyk e Pierre McGuire, que lutaram contra o câncer durante a temporada, voltaram ao trabalho em tempo integral e livres do câncer.
“Não posso dizer que houve muita emoção durante o jogo, porque tivemos um jogo para fazer. Mas eu me lembro de pensar enquanto nos preparávamos: ‘Aqui estamos juntos novamente. E não é magnífico?'”, disse Emrick.
Este texto é uma tradução de uma reportagem publicada pelo site NHL.com
O mês de novembro é dedicado ao Hockey Fights Cancer pela National Hockey League (NHL). É uma iniciativa conjunta entre a NHL e a Associação dos Jogadores da NHL (NHL Players Association), que une a comunidade do hóquei em apoio a pacientes com câncer e suas famílias, e traz um significado especial para Emrick, Olczyk e McGuire, uma vez que todos eles superaram a doença. O trio vai trabalhar junto nesta sexta-feira (23), na transmissão especial pelo Dia de Ação de Graças nos estados Unidos, no duelo entre o New York Rangers e o Philadelphia Flyers, no Wells Fargo Center, na Filadélfia.
Emrick, de 72 anos, foi diagnosticado com câncer de próstata em estágio 1 em 1991, e está livre de câncer há mais de 25 anos. Olczyk, 52 anos, diagnosticado com câncer de cólon em estágio 3 em agosto de 2017, anunciou que estava livre do câncer em março. McGuire, 56 anos, diagnosticado com câncer de próstata em estágio 1 em outubro, está livre de câncer desde janeiro.
“Fiquei aliviado por todos. Toda vez que eu tenho a chance de trabalhar com esse time, que faço parte há 14 anos, com Eddie e Doc, seja quando estávamos doentes ou não, sempre gostei disso”, disse McGuire.
Hockey Fights Cancer: NHL dedica mês de novembro à campanha contra o câncer
O câncer de McGuire foi descoberto após um exame de rotina com seu médico. Ele queria trabalhar na Olimpíada de PyeongChang, em fevereiro deste ano, para a NBC, então, inciou um tratamento agressivo. No dia 4 de janeiro, McGuire fez uma prostatectomia completa em Nova York, por volta das 5h da manhã, algumas horas depois de trabalhar no jogo entre Chicago Blackhawks e New York Rangers no Madison Square Garden. McGuire, que não precisou de quimioterapia, começou sua recuperação imediatamente.
“Eu estava fora (do hospital) no dia 5 de janeiro, andando 2 milhas em 6 de janeiro e até 4 milhas em 8 de janeiro Então, eu estava muito, muito feliz”, disse McGuire, que cobriu os Jogos Olímpicos de Pyeongchang.
A provação de Olczyk foi mais longa. Ele foi operado em 4 de agosto, começou a quimioterapia em 12 de setembro e terminou em 19 de fevereiro. A notícia de que Olczyk estava livre do câncer foi anunciada durante a vitória do Vancouver Canucks sobre o Chicago Blackhawks, por 5 a 2, no United Center, em Chicago, em 22 de março.
Ex-atacante, que superou câncer em 2017, ganha homenagem do Chicago Blackhawks
Emrick deu grande apoio para McGuire e Olczyk. McGuire disse que confiava em Emrick porque eles havia superado um câncer de próstata, e disse ao colega seu diagnóstico vários meses antes de ele se tornar público. Emrick anunciou a doença de McGuire durante a transmissão do jogo entre Blackhawks e Minnesota Wild, no dia 10 de janeiro.
“Eu realmente não podia falar muito para Eddie sobre o que ele estava passando, exceto para compartilhar com ele os melhores pensamentos e orações, e eu ainda faço. O câncer de Eddie era diferente do meu, o de Doc era parecido, e era incrível poder conversar e manter isso confidencial”, disse McGuire.
Para Olczyk, Emrick acrescentou um elemento espiritual. Onde quer que o narrador tenha viajado, Emrick foi à igreja naquela cidade e acendeu uma vela.
“Não foi exclusivo para Eddie, houve outras pessoas também. Você pode dizer ou escrever, mas pareceu-me há alguns anos que era uma maneira tangível de mostrar que alguém estava em suas orações”, disse Emrick.
Capitão do NY Islanders promove torneio de frisbee de caridade para pesquisas sobre o câncer
Emrick, Olczyk e McGuire não estiveram juntos muitas vezes nesta temporada na tradicional faixa das noites de quarta-feira “Wednesday Night Hockey” (antes chamada “Wednesday Night Rivalry”). Emrick e Olczyk trabalham com Brian Boucher nos primeiros jogos da faixa, e McGuire trabalha no segundo jogo com John Forslund ou Chris Cuthbert. Independentemente de estarem juntos ou separados, eles sempre estarão conectados por suas experiências com câncer.
“Você pensa em como nós três tivemos batalhas diferentes com a mesma doença. Estamos empatados de muitas formas diferentes. Tivemos lutas diferentes com o câncer e em momentos diferentes.”, disse Olczyk.
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
Posts Relacionados
Sobre Diogo Finelli
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.
Pequise
Posts recentes
- Do banco, defensor do Vegas Golden Knights vê filhos gêmeos jogarem hóquei durante o intervalo de jogo 10 de dezembro de 2024
- Vancouver Canucks faz referências a Taylor Swift enquanto a ‘Eras Tour’ terminava na cidade canadense 9 de dezembro de 2024
- NY Islanders presta momento de condolência a jovem jogador que morreu durante jogo beneficente 6 de dezembro de 2024