- Do banco, defensor do Vegas Golden Knights vê filhos gêmeos jogarem hóquei durante o intervalo de jogo
- Vancouver Canucks faz referências a Taylor Swift enquanto a ‘Eras Tour’ terminava na cidade canadense
- NY Islanders presta momento de condolência a jovem jogador que morreu durante jogo beneficente
- Lembrança e caridade: goleiro do Calgary Flames leva imagem de jogador morto em trágico acidente
NHL divulga finalistas do troféu que premia perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei
- Por Diogo Finelli
- Atualizado: 10 de maio de 2023
“Jogador que melhor exemplifica as qualidades de perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei durante a temporada da National Hockey League (NHL)”. Superação. Isto é o que premia o Bill Masterton Memorial Trophy, um dos troféus entregues pela liga no NHL Awards, na Bridgestone Arena, em Nashville, em 26 de junho. Nessa terça-feira (9), a NHL anunciou os três finalistas ao Bill Masterton: o atacante Clayton Keller, do Arizona Coyotes; o defensor Kris Letang, do Pittsburgh Penguins; e o goleiro Alex Stalock, do Chicago Blackhawks.
O ganhador do prêmio no ano passado foi o goleiro Carey Price, do Montreal Canadiens, que superou uma lesão e também o uso de substâncias que colocaram sua carreira em xeque.
Para o HOCKEY4LIFE, o Bill Masterton Memorial Trophy tem um significado importante, pois foi a partir dele que surgiu a ideia de escrever sobre as histórias de superação. Em 2014, Dominic Moore, então no New York Rangers, ganhou o prêmio (contei isso em 2019) depois de se afastar do esporte por 18 meses, período em que esteve ao lado da esposa até ela perder uma batalha contra um tipo raro de câncer no fígado. Foi o gatilho para criar a seção Hockey4life num outro projeto que mantinha, em que também escrevia notícias sobre o jogo. Anos depois, criei o site para me dedicar apenas às histórias de gentilezas e superação, que são a essência do hóquei no gelo.
Keller, de 24 anos, sofreu uma fratura no fêmur em 30 de março de 2022 e passou por seis meses de reabilitação para estar pronto para o início da temporada 2022-23 da NHL e não perdeu um jogo. O atacante teve 86 pontos (gols + assistências), a maior marca de um jogador do Arizona Coyotes desde que a franquia se mudou de Winnipeg para a temporada de 1996-97.
Keller também participou do NHL All-Star Game 2023 e foi nomeado a terceira estrela do mês da NHL em março, a primeira para um jogador do Coyotes desde fevereiro de 2012 (Mike Smith). Ele somou 24 pontos (12 gols e 12 assistências) em 16 jogos em março, a maior marca de um jogador do Arizona em um mês na história do time. Ele também teve o recorde do Coyotes de 14 pontos consecutivos de 5 a 31 de março (23 pontos; 11 gols e 12 assistências).
Finalista pela primeira vez, Keller seria o primeiro jogador do Coyotes / e do antigo Winnipeg Jets a ganhar o prêmio.
Letang, de 36 anos, teve um derrame em 28 de novembro e voltou a jogar 12 dias depois. Ele liderou o Pittsburgh Penguins no tempo de gelo (22:14) em seu retorno, uma vitória por 3 a 1 contra o Buffalo Sabres em 10 de dezembro. Foi a segunda vez que ele teve um derrame durante sua carreira no hóquei; ele já ficou fora por mais de dois meses depois de ter um derrame durante a temporada 2013-14.
O defensor fez 41 pontos (12 gols e 29 assistências) em 64 jogos, liderando os Penguins em tempo de gelo por jogo (24:51) durante a temporada regular, incluindo 29 pontos (11 gols e 18 assistências) em 43 jogos depois que voltou . Ele também marcou três gols na prorrogação após retornar, incluindo um como parte de um jogo de quatro pontos (dois gols e duas assistências) na vitória por 7 a 6 contra o Florida Panthers em 24 de janeiro.
Duas vezes finalista do prêmio, Letang terminou em terceiro em 2014-15 e seria o primeiro jogador dos Penguins a ganhar o prêmio desde Mario Lemieux em 1992-93.
“Obviamente, há alguns momentos difíceis, há alguns momentos emocionantes”, disse Letang ao site dos Penguins depois de ser nomeado o candidato de Pittsburgh para o Masterton. “Mas, no final das contas, sempre pensei que iria superar isso e ser capaz de chegar do outro lado e ser o mesmo ou melhor.”
Stalock, de 35 anos, jogou uma partida da NHL em duas temporadas antes de 2022-23, quando foi diagnosticado com miocardite, uma inflamação do músculo cardíaco, em novembro de 2020, depois de testar positivo para COVID-19. Após se encontrar com vários médicos, Stalock foi liberado para jogar hóquei e concordou com os termos de um contrato de US$ 750.000 de um ano com o Chicago Blackhawks em 13 de julho.
Ele foi 9-15-2 com uma média de 3,01 gols contra, 0,908 porcentagem de defesas e dois shutouts (jogos sem levar gol) em 27 jogos (24 desde o início) para os Blackhawks nesta temporada.
Finalista pela primeira vez, Stalock seria o primeiro jogador do Blackhawks a ganhar o prêmio desde Bryan Berard em 2003-04.
Bill Masterton Memorial Trophy
O Bill Masterton Memorial Trophy é um prêmio anual sob a tutela da Professional Hockey Writers’ Association (Associação dos Escritores Profissionais de Hóquei) e é dado ao jogador da National Hockey League (NHL) que melhor exemplifica as qualidades de perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei. O vencedor é selecionado em uma pesquisa entre todos os integrantes do PHWA no final da temporada regular.
O troféu foi apresentado pela NHL Writers ‘Association em 1968 para comemorar o falecido William Masterton, um jogador do Minnesota North Stars, que exibiu, em alto grau, as qualidades de perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei. Masterton morreu em 15 de janeiro de 1968, após uma lesão sofrida durante um jogo.
Foi concedido pela primeira vez após a temporada regular de 1967-68. Os jogadores do Montreal Candiens venceram cinco vezes, enquanto o New York Rangers e o Boston Bruins venceram quatro.
“Nunca desista!”.
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
Trilha sugerida para a leitura: Sixx: A.M. – Accidents Can Happen (Live Gröna Lund, Stockholm, Sweden, 2016)
Posts Relacionados
Sobre Diogo Finelli
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.
Pequise
Posts recentes
- Do banco, defensor do Vegas Golden Knights vê filhos gêmeos jogarem hóquei durante o intervalo de jogo 10 de dezembro de 2024
- Vancouver Canucks faz referências a Taylor Swift enquanto a ‘Eras Tour’ terminava na cidade canadense 9 de dezembro de 2024
- NY Islanders presta momento de condolência a jovem jogador que morreu durante jogo beneficente 6 de dezembro de 2024