- Elas no jogo: equipes da liga feminina de hóquei (PWHL) serão adicionadas ao game NHL 25, da EA Sports
- Atacante do Vancouver Canucks é ovacionado por torcedores em retorno ao gelo após diagnóstico de câncer
- Jogadores do Pittsburgh Penguins fazem visita anual a hospital infantil e encontram astro do futebol americano
- Atacante do Dallas Stars posta vídeo fofo da euforia dos filhos vendo pela TV o gol marcado pelo pai
LA Kings homenageia Willie O’Ree, primeiro negro na NHL, por trabalho com crianças menos favorecidas
- Por Diogo Finelli
- Atualizado: 27 de novembro de 2018
Primeiro jogador negro na NHL, Willie O’Ree foi homenageado pelo Los Angeles Kings no sábado (24), no Staples Center, em Los Angeles. O ex-jogador, de 83 anos, nunca atuou ou trabalhou no clube, mas a organização decidiu homenageá-lo pelas suas conquistas dentro e fora do gelo, uma vez que atua como embaixador da diversidade da NHL, dando a meninos e meninas de populações desfavorecidas e marginalizadas a oportunidade de jogar hóquei em busca de um futuro melhor em suas vidas.
O’Ree jogou pelo Los Angeles Blades, da extinta Western Hockey League, entre 1961 e 1967, quando a equipe se desfez. e quando a NHL se expandiu para Los Angeles. A lenda da NHL, que mora na Califórnia desde 1961, foi o primeiro ex-jogador que não atuou pelos Kings homenageado pelo clube no seu “Legends Night” (Noite das Lendas).
O presidente do LA Kings, Luc Robitaille, que assim como O’Ree é um membro do Hall da Fama do Hóquei (Hockey Hall of Fame), presenteou o homenageado com um relógio. O’Ree recebeu boas-vindas de herói no Staples Center, com tributo em um vídeo com momentos de sua carreira.
It's been over 60 years since Willie O'Ree broke the color barrier of the NHL and paved a path for many to follow. Thank you for everything you have done for hockey, Willie O'Ree ❤️ pic.twitter.com/ZkHX7IuwsN
— LA Kings (@LAKings) November 25, 2018
Willie O’Ree foi escolhido para o Hockey Hall of Fame em junho na categoria Builder por seu trabalho, desde 1998, como embaixador da diversidade da NHL.
“Fiquei impressionado quando recebi a ligação inicial deles (para o convite). Existem tantas pessoas maravilhosas, e foram me procurar, me disseram que era hora de eu entrar no Hall of Fame”, contou o ex-jogador.
Em seu discurso de introdução ao Hockey Hall of Fame, em 12 de novembro, em Toronto, O’Ree, explicou que viaja “pela América do Norte apresentando meninos e meninas ao jogo que ele ama”.
“Também nos concentramos nas lições de vida que o hóquei nos ensina e, mais importante, na definição de metas. Minha missão é dar-lhes a oportunidade como aquela que me foi dada”, disse.
O’Ree construiu e apoiou mais de 30 programas de hóquei sem fins lucrativos para jovens em toda a América do Norte, dando a mais de 120.000 meninos e meninas de populações desfavorecidas e marginalizadas a oportunidade de jogar hóquei.
“Me sinto orgulhoso por poder fazer a diferença para meninos e meninas com os quais eu entro em contato, ajudando-os a estabelecer metas para si mesmos, ajudando-os a manter o foco naquilo que querem fazer e acreditando em si mesmos. querendo ter uma vida melhor”.
Nascido em 15 de outubro de 1935, em Fredericton, New Brunswick, sendo o mais novo de 13 irmãos, Willie O’Ree, que jogou no Boston Bruins, foi o primeiro jogador negro na liga quando estreou em 1958. O ex-jogador, de 83 anos, recebeu muitos prêmios nesses anos, incluindo o Lester Patrick Award (que honra a contribuição dada ao hóquei nos Estados Unidos) em 2003 e o Bill Walsh Champion of Change Award (que reconhece um indivíduo que abriu caminho de oportunidades para outros) em 2007. Ele também recebeu a Ordem do Canadá, a mais alta honraria civil do condado em 2010. Em janeiro de 2018, os Bruins anunciaram que haveria uma pista de hóquei de rua. em homenagem a O’Ree, na área de Allston-Brighton. O ex-jogador também tem uma arena de hóquei em homenagem a ele em New Brunswick e é membro do Hall da Fama do New Brunswick Sports desde 1984.
A carreira de O’Ree
Willie O’Ree tornou-se o primeiro jogador negro da National Hockey League quando se juntou ao Boston Bruins em 18 de janeiro de 1958. O’Ree estava 95% cego em seu olho direito, um fato que ele guardava para si mesmo, ciente que poderia terminar sua carreira antes dela começar. A cegueira foi o resultado de ter sido atingido nos olhos anos antes. O’Ree jogou em 45 jogos da NHL durante partes de duas temporadas. Ele marcou quatro gols e deu dez assistências, com 14 pontos no total.
Hockey on!
*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.
Posts Relacionados
Sobre Diogo Finelli
Jornalista esportivo desde 2000, fã de hóquei no gelo desde 1995, quando conheceu o esporte nos jogos de computador. Torcedor do New York Rangers, fã de hard rock, e que encontrou no hóquei no gelo a identificação pelos ensinamentos e valores que o esporte propõe.
Pequise
Posts recentes
- Elas no jogo: equipes da liga feminina de hóquei (PWHL) serão adicionadas ao game NHL 25, da EA Sports 21 de novembro de 2024
- Atacante do Vancouver Canucks é ovacionado por torcedores em retorno ao gelo após diagnóstico de câncer 19 de novembro de 2024
- Jogadores do Pittsburgh Penguins fazem visita anual a hospital infantil e encontram astro do futebol americano 18 de novembro de 2024