Jovem artista sueca cria camisas para a noite de Orgulho LGBTQ+ promovida pelo Vancouver Canucks

A artista sueca Mio Linzie combinou a beleza natural de Vancouver com as cores do arco-íris para criar uma camisa única e deslumbrante para a celebração do Pride Night dos Canucks na sexta-feira (11). As camisas, que apresentavam o design da artista dentro da logo do time (a orca quebrando o “C” do gelo), incendiaram as mídias sociais quando a equipe as vestiu durante o aquecimento, na Rogers Arena, em Vancouver, antes do jogo contra o Washington Capitals.

“Eu queria gritar. É tão louco… Minha mente está explodindo. Como artista e como artista queer, você quer compartilhar seu trabalho e quer que o maior número possível de pessoas o veja. É com isso que você sonha quando criança. É tão surreal”, disse Linzie ao NHL.com.

A base do trabalho foram a vida oceânica com o meio uma paisagem cênica seguida por um céu colorido perto do topo. Tudo combinado de um jeito que mesmo o apreciador de arte mais amador poderia ver a beleza.

“Eu queria capturar dois elementos. Eu queria capturar o elemento Queer, celebrando o Orgulho, e queria capturar a natureza e a beleza de Vancouver”, disse Linzie, falando enquanto estava em um lago congelado em Lulea, na Suécia, onde estuda design gráfico.

Este não foi seu primeiro trabalho para uma equipe da NHL. Ela fez um design especial de Orgulho para o Dallas Stars na última temporada. Ser sueco, porém, significa outra coisa quando se trabalha para os Canucks.

Apesar do fato de Linzie, de 20 anos, ter se tornado fã de hóquei recentemente (ela tinha apenas nove anos quando os lendários jogadores suecos Daniel e Henrik Sedin levaram os Canucks à final da Stanley Cup de 2011), ela diz que é bem informada sobre a história do hóquei.

Mas também foi especial ver os suecos do Vancouver Canucks, os atacantes Elias Pettersson e Nils Hoglander e o defensor Oliver Ekman-Larsson, usarem seu design.

“Na Suécia, o hóquei está em toda parte”, disse ela. “Entrei no hóquei através de meus amigos gays no último ano e meio, mas adoro ler sobre a história do hóquei. Eu sei tudo sobre os Sedins e o que eles significam para a Suécia e o que eles significam para Vancouver”.

As camisas com seu design estão sendo leiloadas para beneficiar a You Can Play, uma organização dedicada a garantir segurança e inclusão para todos os que praticam esportes, incluindo atletas, treinadores e fãs LGBTQ+.

“É uma causa tão importante. Eu entrei no hóquei através de meus amigos gays, e parece um esporte heterossexual e dominado por homens, mas através desses esforços é como, ‘eu posso gostar disso também, há um lugar para mim aqui’. Acho que estamos conquistando a cultura. Fizemos tanto progresso, posso dizer pelas pessoas ao meu redor”, comentou a jovem artista.

Linzie, que sabe que quer ser artista desde a pré-adolescência, espera um dia trabalhar no hóquei, criando sua marca única de arte.

“A arte é minha vida”, disse ela. “É por isso que eu amo hóquei. Hóquei é arte para mim”.

Hockey on!

*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *