Obrigado! Arizona Coyotes homenageia ex-atacante e aposenta primeiro número de sua história

O Arizona Coyotes aposentou a camisa número 19 do ex-capitão Shane Doan durante uma cerimônia de 90 minutos na Gila River Arena no domingo (24), o primeiro jogador a ser homenageado na história da franquia. Doan jogou todas as 21 temporadas da NHL para a franquia, que se mudou de Winnipeg para o Arizona em 1996, um ano depois de escolher o atacante no primeiro round do Draft da NHL. Ele era o capitão mais antigo da liga quando se aposentou em 2017, ocupando esse cargo por 13 temporadas.

Os Coyotes introduziram anteriormente seis jogadores em seu Ring of Honor, mas Shane Doan é o primeiro a ter seu número de camisa erguido para sempre em um banner no ginásio.

“O hóquei me deu mais alegria do que eu jamais poderia imaginar”, disse Doan, com os olhos marejados. “Eu nunca fui o melhor jogador, um superstar ou qualquer coisa assim, mas eu ficava por perto. Eu encontrei um significado incrível em fazer essa longa jornada”.

“Ele passou 21 anos (com um time), ninguém faz isso. Ele poderia ter ido jogar em qualquer lugar, mas Shane nunca quis deixar o Arizona. Ele disse: ‘Esta é a nossa casa.’ Shane sempre disse que o hóquei funciona no deserto, pertence ao deserto … Essa franquia não estaria aqui sem ele”, disse o Comissário da NHL Gary Bettman.

Muitos ex-companheiros de equipe, incluindo Daniel Briere e Tyson Nash, lembraram Doan como o melhor jogador da equipe, aquele que tirou o melhor de todos os outros por nunca se contentar com menos do que isso de si mesmo.

“Eu aprendi muito com ele, como ele trata todos com respeito”, disse o capitão dos Coyotes, Oliver Ekman-Larsson, antes do jogo do time contra o Winnipeg Jets, que também homenageou Doan durante o aquecimento.

Duas vezes All-Star, Shane Doan jogou em 1.540 jogos (de temporada regular), sendo o 16º com mais partidas na história da NHL e o quarto com mais jogos em um mesmo time. Ele marcou 402 gols e deu 570 assistências. Doan é o líder da franquia em gols, assistências, pontos (972), gols de power-play (128) e jogos disputados. Ele ainda marcou 15 gols e deu 13 assistências em 55 jogos de Playoffs da Stanley Cup.

Os Coyotes chegaram aos Playoffs oito vezes com Doan em sua formação, avançando para a final da Conferência Oeste em 2012.

“Nenhum jogador em nossa história de equipe significou mais para esta franquia do que Shane”, disse o presidente e CEO da Coyotes, Ahron Cohen.

Hockey on!

*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *