Toronto Maple Leafs anuncia ex-jogadora como assistente de desenvolvimento de jogadores

Quatro vezes medalhista de ouro olímpica com o Canadá e uma das maiores jogadoras da história do hóquei feminino, Hayley Wickenheiser, de 40 anos, foi anunciada nesta quinta-feira (23) como diretora assistente de desenvolvimento de jogadores do Toronto Maple Leafs, uma das equipes mais tradicionais da National Hockey League (NHL). Wickenheiser, que se aposentou em 13 de janeiro de 2017, após 23 anos de carreira, foi a treinadora convidada no campo de desenvolvimento dos Maple Leafs (para trabalhar com os jovens do clube) este ano.

LEIA TAMBÉM
A primeira mulher a comentar Playoffs da Stanley Cup: a maior conquista da temporada

“A maior razão pela qual fiquei intrigada sobre esse papel é que (o gerente geral dos Maple Leafs, Kyle Dubas) estava interessado em mim, não apenas para contratar uma mulher, mas para contratar alguém que pudesse fazer o trabalho. Eu me sinto bastante confiante em minhas habilidades para estar nesta função, por  poder lidar com qualquer pessoa. Para mim, tenho um trabalho a fazer. Eu tenho um papel de ajudar os Leafs a tentar vencer e é assim que eu estou pensando, não diferente do que eu fiz quando eu fui uma jogadora”, disse Hayley.

Sete vezes campeã mundial, Wickenheiser ajudou o Canadá a ganhar medalhas de ouro olímpicas em 2002, 2006, 2010 e 2014, foi a jogadora mais valiosa (MVP) nos torneios de 2002 e 2006, e ficou encarregada de segurar a  bandeira do Canadá na cerimônia de abertura da Olimpíada de Sochi. Ela se aposentou como líder em gols, assistências e pontos da seleção feminina do Canadá e é a maior artilheira de todos os tempos no torneio olímpico de hóquei feminino (veja abaixo um vídeo em tributo a Wickenheiser).

“Quando passamos por qualquer processo de contratação de pessoas para adicionar ao nosso programa, estamos procurando o melhor período para as pessoas e, neste caso, pensei que para os papéis que estávamos procurando, Hayley foi certamente a melhor pessoa para preencher esse papel. por causa de sua experiência em hóquei e sua experiência de ser uma jogadora de elite, em todos os níveis de hóquei. Hayley estava em nosso campo de desenvolvimento e a conhecendo e conversando com ela, eu apenas pensei que o jeito que ela pensa sobre hóquei e vida poderia ser um enorme benefício para nosso programa de desenvolvimento de jogadores e nosso programa em geral. Ela tem uma habilidade maior por ser uma das grandes jogadoras que já jogou. Ela pode se conectar com nossos jogadores nesse nível também, porque é uma experiência única que ela pode trazer”, comentou Kyle Dubas, gerente geral dos Leafs.

Wickenheiser foi estagiária de treinamento do Philadelphia Flyers em 1998 e 1999. Em 2003, ela se tornou a primeira mulher a marcar um gol em uma liga profissional masculina enquanto jogava pelo Salamat, na terceira maior liga da Finlândia. Ela também jogou softball pelo Canadá na Olimpíada de Sydney, em 2000, e foi nomeada para a Ordem do Canadá em 2011.

Dois ex-jogadores na comissão

O Toronto Maple Leafs também promoveu dois ex-jogadores da NHL. Stephane Robidas foi nomeado diretor de desenvolvimento de jogadores, e Scott Pellerin foi promovido a diretor sênior de desenvolvimento de jogadores. Noelle Needham e Victor Carneiro foram contratados para trabalhar com os scouts. Hayley Wickenheiser não escondeu a satisfação por trabalhar com essa equipe.

“Estou muito animada com a oportunidade. Acho que o que os Leafs estão fazendo é pensar bem. Acho que o departamento de desenvolvimento de jogadores sob (o comando de) Scott Pellerin e Stephane Robidas é tão bom quanto qualquer um na Liga, e estou realmente empolgada para trabalhar com esses caras e ajudar os jovens jogadores e a organização a avançarem”, finalizou a ex-jogadora.

Hockey on!

*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.

Trilha sugerida para a leitura: Urge Overkill – Girl, You’ll Be A Woman Soon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *