NHL divulga finalistas do troféu que premia perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei

“Jogador que melhor exemplifica as qualidades de perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei durante a temporada da National Hockey League (NHL)”. Superação. Isto é o que premia o Bill Masterton Memorial Trophy, um dos troféus entregues pela liga no NHL Awards, durante as finais da Conferência ou durante as finais da Stanley Cup. Nesta segunda-feira (16), a NHL anunciou os três finalistas ao Bill Masterton: o defensor Zdeno Chara, do New York Islanders; o atacante Kevin Hayes, do Philadelphia Flyers; e o goleiro Carey Price, do Montreal Canadiens. Oskar Lindblom, do Philadelphia Flyers, que superou um tipo de câncer ósseo raro, ganhou o prêmio no ano passado.

Para o HOCKEY4LIFE, o Bill Masterton Memorial Trophy tem um significado importante, pois foi a partir dele que surgiu a ideia de escrever sobre as histórias de superação. Em 2014, Dominic Moore, então no New York Rangers, ganhou o prêmio (contei isso em 2019) depois de se afastar do esporte por 18 meses, período em que esteve ao lado da esposa até ela perder uma batalha contra um tipo raro de câncer no fígado. Foi o gatilho para criar a seção Hockey4life num outro projeto que mantinha, em que também escrevia notícias sobre o jogo. Anos depois, criei o site para me dedicar apenas às histórias de gentilezas e superação, que são a essência do hóquei no gelo.

Chara, de 45 anos, foi o jogador mais velho da NHL nesta temporada, sua 24ª na liga. O defensor eslovaco do New York Islanders estabeleceu o recorde de mais jogos da temporada regular disputados na posição quando fez seu jogo 1.652 em 24 de fevereiro. Ele marcou 14 pontos (dois gols, 12 assistências) e teve uma média de 18:44 de tempo no gelo em 72 jogos. Chara também forneceu um papel de mentor para o defensor do Islanders, Noah Dobson, que teve altos na carreira da NHL em gols (13), assistências (38) e pontos (51).

Finalista pela primeira vez, Chara seria o quarto jogador do Islanders a ganhar o prêmio e o primeiro desde o goleiro Robin Lehner em 2018-19. Chara seria o primeiro defensor a ganhar o prêmio desde Bryan Berard em 2003-04.

Hayes lidou com lesões durante toda a temporada, incluindo duas cirurgias abdominais antes da temporada e outro procedimento em janeiro. O atacante do Philadelphia Flyers dedicou esta temporada a seu irmão Jimmy, um ex-jogador da NHL que morreu em 23 de agosto do ano passado. Hayes marcou 31 pontos (10 gols, 21 assistências) em 48 jogos, incluindo 22 pontos (sete gols, 15 assistências) em 28 jogos depois de retornar ao time em março. O jogador de 30 anos também assumiu mais um papel de liderança depois que o capitão do Flyers, Claude Giroux, foi negociado com o Florida Panthers em 19 de março.

Finalista pela primeira vez, Hayes seria o segundo jogador consecutivo do Flyers a ganhar o prêmio depois que o atacante Oskar Lindholm o fez na temporada passada.

Price passou por uma cirurgia no joelho fora da temporada que deveria mantê-lo afastado do gelo por 10 a 12 semanas. O goleiro do Montreal Canadiens passou por reveses que o fizeram questionar se sua carreira de jogador havia acabado. Ele também entrou no programa de assistência ao jogador da NHL/NHLPA em outubro por uso de substâncias.

O jogador de 34 anos jogou seu primeiro jogo da temporada em 15 de abril e fez cinco jogos ao todo, fazendo 37 defesas na vitória por 10-2 contra o Florida Panthers no último jogo da temporada do Montreal em 29 de abril. Price seria o sexto jogador do Canadiens a ganhar o prêmio e o primeiro desde o atacante Max Pacioretty em 2011-12. Price seria o primeiro goleiro a ganhar o prêmio desde Lehner.

Confira todos os jogadores indicados em 2021 por equipe:

Bill Masterton Memorial Trophy

O Bill Masterton Memorial Trophy é um prêmio anual sob a tutela da Professional Hockey Writers’ Association (Associação dos Escritores Profissionais de Hóquei) e é dado ao jogador da National Hockey League (NHL) que melhor exemplifica as qualidades de perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei. O vencedor é selecionado em uma pesquisa entre todos os integrantes do PHWA no final da temporada regular.

O troféu foi apresentado pela NHL Writers ‘Association em 1968 para comemorar o falecido William Masterton, um jogador do Minnesota North Stars, que exibiu, em alto grau, as qualidades de perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei. Masterton morreu em 15 de janeiro de 1968, após uma lesão sofrida durante um jogo.

Foi concedido pela primeira vez após a temporada regular de 1967-68. Os jogadores do Montreal Candiens venceram cinco vezes, enquanto o New York Rangers e o Boston Bruins venceram quatro.

“Nunca desista!”.

Hockey on!

*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.

Trilha sugerida para a leitura: Sixx: A.M. – Accidents Can Happen (Live Gröna Lund, Stockholm, Sweden, 2016)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *