Tampa Bay se despede do cão de serviço Bolt, que avança etapa para auxiliar pessoas com necessidades

O atual campeão da NHL está perdendo um dos seus principais membros. Mas é por uma boa causa. Após passar os últimos 15 meses com o Tampa Bay Lightning, Bolt, o cão labrador amarelo que chegou ao clube com 5 meses de vida para ser treinado como cão de serviço (treinado para acompanhar e executar tarefas em benefício de uma pessoa com deficiência, como um autista, por exemplo, aumentando sua independência), está avançando para a próxima fase de seu desenvolvimento. O tempo na Flórida foi o bastante para ver os Bolts, como é conhecida a equipe de hóquei no gelo de Tampa Bay, levantarem a segunda Stanley Cup de sua história (no fim de setembro, após vencer a série final contra o Dallas Stars).

RELEMBRE A CHEGADA DE BOLT AO TAMPA BAY

Tampa Bay é uma das muitas equipes da NHL que tiveram um cão de serviço em treinamento. Os programas envolvem apresentar o filhote a muitas pessoas, imagens, sons e cheiros diferentes ao redor do rink (quadra de gelo) para prepará-lo para situações da vida real. Bolt tem o acompanhamento da Southeastern Guide Dogs, uma organização sem fins lucrativos de alcance nacional nos Estados Unidos, que treina cães de alto pedigree para cegos e veteranos, oferecendo cães de primeira classe e serviços vitalícios sem custo, sem fundos governamentais.

Cada cão também vive com um funcionário da equipe, que os ensina coisas como obediência e boas maneiras. Bolt morava com Missy Davis, gerente sênior de fundação e finanças.

“É uma alegria absoluta ter Bolt em nossos escritórios diariamente. Ter um cachorrinho em seu escritório e as pessoas sendo capazes de interagir com Bolt foi nada menos que espetacular”, disse Steve Griggs, CEO do Lightning. “Quer ganhemos ou percamos, Bolt ficou feliz em vê-lo na manhã seguinte”.

Bolt também possui uma conta no Instagram e no Twitter onde suas aventuras com a equipe foram narradas desde sua chegada em agosto de 2019 até a celebração do campeonato da Stanley Cup pelo Tampa Bay Lightning.

Seu próximo passo é “Orientação para calouros”, de volta à Southeastern Guide Dogs, onde ele passará por avaliações médicas e de temperamento. Eventualmente, ele será colocado com uma família.

Os especialistas da Southeastern Guide Dogs treinam cães-guia e cães de companhia habilidosos para pessoas com deficiência visual, veteranos com deficiências e crianças com desafios significativos, como perda de visão ou perda de um dos pais no serviço militar.

“Quero vê-lo fazer a diferença, como fez por nós e por mim, pela vida de alguém individualmente”, disse Davis.

Hockey on!

*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.

Trilha sugerida para a leitura: Sixx: A.M. – Help is on the Way (Live @ Philadelphia, 28/4/2015)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *