NHL divulga finalistas do troféu que premia perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei

“Jogador que melhor exemplifica as qualidades de perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei durante a temporada da National Hockey League (NHL)”. Superação. Isto é o que premia o Bill Masterton Memorial Trophy, um dos troféus entregues pela liga no NHL Awards. Nesta terça-feira (8), a NHL anunciou os três finalistas ao Bill Masterton: Matt Dumba, do Minnesota Wild, Oskar Lindblom, do Philadelphia Flyers, e Patrick Marleau, do San Jose Sharks. O atacante Bobby Ryan, do Ottawa Senators, ganhou o prêmio na última temporada, após superar um alcoolismo e voltar a jogar.

Para o HOCKEY4LIFE, o Bill Masterton Memorial Trophy tem um significado importante, pois foi a partir dele que surgiu a ideia de escrever sobre as histórias de superação. Em 2014, Dominic Moore, então no New York Rangers, ganhou o prêmio (contei isso em 2019) depois de se afastar do esporte por 18 meses, período em que esteve ao lado da esposa até ela perder uma batalha contra um tipo raro de câncer no fígado. Foi o gatilho para criar a seção Hockey4life num outro projeto que mantinha, em que também escrevia notícias sobre o jogo. Anos depois, criei o site para me dedicar apenas às histórias de gentilezas e superação, que são a essência do hóquei no gelo.

Matt Dumba, que ganhou o King Clancy Memorial Trophy (que premia o jogador que melhor exemplifica as qualidades de liderança dentro e fora do gelo e que fez uma notável contribuição humanitária em sua comunidade) na temporada passada por seus esforços humanitários em sua comunidade, fundou a Hockey Diversity Alliance e falou contra o racismo e a intolerância no hóquei. O defensor do Minnesota Wild sediou o acampamento inaugural Matt Dumba Hockey Without Limits em fevereiro, que teve como objetivo promover a inclusão e a diversidade no nível de base.

Finalista pela primeira vez, Dumba somou 21 pontos (seis gols e 15 assistências) em 51 jogos e ajudou o Minnesota Wild a conseguir uma vaga nos Playoffs da Stanley Cup pela sexta vez em sete temporadas. Ele seria o primeiro jogador Wild a ganhar o prêmio desde o goleiro Josh Harding em 2012-13.

Oskar Lindblom foi diagnosticado com sarcoma de Ewing, uma forma rara de câncer ósseo, em 13 de dezembro. No momento de seu diagnóstico, o atacante tinha 18 pontos em 30 jogos e estava empatado com o atacante Travis Konecny ​​pela liderança no Philadelphia Flyers com 11 pontos. Durante a quimioterapia, Lindblom apoiou os Flyers participando de vários jogos e visitando os vestiários, e os Flyers e vários outros jogadores da NHL o apoiaram vestindo camisas com a frase Oskar Strong, feitas pela Biscuit Tees, uma empresa de Kim Parent, filha da lenda dos Flyers, Bernie Parent.

Em 2 de julho, Lindblom tocou um sino no Abramson Cancer Center, no Hospital da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, para indicar o fim de seus tratamentos contra o câncer.

Lindblom, que foi finalista do prêmio na temporada passada, somou 14 pontos (oito gols e seis assistências) em 50 jogos nesta temporada e foi novamente declarado livre do câncer em março. Ele seria o primeiro jogador do Flyers a ganhar o prêmio desde o atacante Tim Kerr em 1988-89.

Patrick Marleau se tornou o líder de todos os tempos da NHL em jogos disputados (1.768) em 19 de abril, quando quebrou o recorde de Gordie Howe desde 26 de novembro de 1961. O atacante de 41 anos do San Jose Sharks disputou 910 jogos consecutivos, a quarta sequência mais longa da história da NHL.

Finalista pela primeira vez, Marleau somou nove pontos (quatro gols e cinco assistências) com uma média de 13:17 de tempo no gelo por jogo em 56 jogos e terminou sua 23ª temporada da NHL em 23º lugar em gols (566) e 50º em pontos ( 1.197). Ele seria o primeiro jogador do Sharks a ganhar o prêmio desde o atacante Tony Granato em 1996-97.

Confira todos os jogadores indicados em 2021 por equipe:

Bill Masterton Memorial Trophy

O Bill Masterton Memorial Trophy é um prêmio anual sob a tutela da Professional Hockey Writers’ Association (Associação dos Escritores Profissionais de Hóquei) e é dado ao jogador da National Hockey League (NHL) que melhor exemplifica as qualidades de perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei. O vencedor é selecionado em uma pesquisa entre todos os integrantes do PHWA no final da temporada regular.

O troféu foi apresentado pela NHL Writers ‘Association em 1968 para comemorar o falecido William Masterton, um jogador do Minnesota North Stars, que exibiu, em alto grau, as qualidades de perseverança, espírito esportivo e dedicação ao hóquei. Masterton morreu em 15 de janeiro de 1968, após uma lesão sofrida durante um jogo.

Foi concedido pela primeira vez após a temporada regular de 1967-68. Os jogadores do Montreal Candiens venceram cinco vezes, enquanto o New York Rangers e o Boston Bruins venceram quatro.

“Nunca desista!”.

Hockey on!

*Hockey4Life é uma série de postagens que contam histórias de vida, superação e gentilezas, e que tem o hóquei no gelo ou seus personagens como pano de fundo.

Trilha sugerida para a leitura: Sixx: A.M. – Accidents Can Happen (Live Gröna Lund, Stockholm, Sweden, 2016)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *